terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

FIOS DE OVOS PRA VIAGEM, de Érica Zíngano








para a minha avó 





a minha avó morreu antes

de me ensinar a cozinhar

ela também não ensinou

a minha mãe a cozinhar

a minha mãe é canhota

e não tinha a menor chance

de dar certo na cozinha

dizia a minha avó

repetia a minha mãe

me explicando o porquê

de ter demorado tanto

pra aprender a cozinhar

(a minha mãe não se lamenta

da minha avó porque hoje

a minha mãe já sabe cozinhar

mesmo sendo canhota)

mesmo tendo morrido antes

de me ensinar a cozinhar

a minha avó uma vez tentou

me ensinar a cozinhar

quando eu tinha mais ou menos

oito anos de idade

foi um desastre completo

porque quando eu fui pegar

a chaleira quente com um pano

pra colocar água no arroz

o pano começou a pegar fogo

e fez um pequeno incêndio

na cozinha da minha avó

coisa que ela controlou muito

rápido porque estava ali

por perto administrando tudo

coisa que a minha avó fazia

muito bem era fios de ovos

todo natal tinha fios de ovos

com frutas cristalizadas no peru

pra tomar com sidra cereser

antes da ceia era uma festa

tenho sempre essa lembrança

dela fazendo fios de ovos

na cozinha infelizmente

a minha mãe não aprendeu

a fazer fios de ovos com a minha avó

nem a minha avó teve tempo

de me ensinar a fazer fios de ovos

que são a coisa mais difícil do mundo

de fazer então todo natal

eu sempre compro pronto

peço fios de ovos pra viagem

mas eles nunca têm o sabor

dos fios de ovos da minha avó

as saudades que eu tenho

da minha avó são as saudades

dos fios de ovos da minha avó

acho que o meu irmão tem saudades

diferentes da minha avó

mas nunca conversamos sobre isso




(Ilustração: Diego Velazquez)



Nenhum comentário:

Postar um comentário